Lake Like Cingapura: Bem vindos ao Condomínio do Futuro
- ConectCon
- 6 de fev. de 2017
- 3 min de leitura
Conheça o condomínio Lake Life, localizado em Jurong Lake District - um antigo bairro industrial que foi designado para iniciativas de cidade inteligente.
Pense de forma ultra-conectada, conveniente e sustentável.
Lake Life, um condomínio executivo em desenvolvimento em Cingapura, fornece um vislumbre de habitação de um futuro não tão distante.
De uma baía com pontos de carregamento de carro elétrico, wi-fi gratuito em áreas comuns e um app para reservar instalações de condomínio, passando para um jardim comum de agricultura urbana e uma estação dedicada de eliminação de resíduos de estimação – os construtores do condomínio Evia Real Estate visam acelerar o desenvolvimento quando se trata de “vida inteligente.”
“Sempre fui um promotor do uso da tecnologia para melhorar o estilo de vida”, disse Vincent Ong, sócio-gerente da Evia Real Estate .
“Habitação é uma peça no quebra-cabeças para fazer um trabalho de cidade inteligente”, disse Ong, que é um empreendedor de tecnologia, que acabou virando um construtor diferenciado.
Lake Life, que estará pronto para ocupação em 2018, está localizado em Jurong Lake District – um antigo bairro industrial que foi recentemente designado como o banco de ensaio para as iniciativas da cidade inteligente.
Estão em curso vários projetos-piloto na área, incluindo a utilização de sensores para monitorizar a extensão das filas de táxis, ajustar a iluminação do parque com base na hora do dia e determinar a limpeza das áreas públicas, a mais eficaz das quais será implementada numa larga escala. Cingapura se esforça para se tornar a primeira nação inteligente do mundo na próxima década.
A resposta ao desenvolvimento do novo condomínio é encorajador: 533 de suas 546 unidades foram vendidas desde que as vendas começaram em novembro de 2014. A média de vendas com base em advertências alojadas é de 870 dólares de Cingapura (US $ 642) por metro quadrado, o que é maior do que os típicos 800 dólares de outros imóveis em Cingapura.
Tendência emergente
Condomínio executivo é o termo usado para descrever desenvolvimentos que são um híbrido entre habitação privada e pública, onde após o período mínimo de ocupação de cinco anos, eles podem ser vendidos no mercado imobiliário privado e após 10 anos, eles adquirem um status “privatizado” onde podem ser vendidos a estrangeiros.
Ong Teck Hui, diretor nacional de pesquisa e consultoria da JLL Singapore, afirma que os recursos inteligentes estão se tornando mais comuns em empreendimentos residenciais em países desenvolvidos. “A habitação inteligente está apenas de acordo com as mudanças de estilo de vida provocadas por mudanças tecnológicas”, disse Ong.
“A experiência de cidades líderes nos países desenvolvidos é o crescimento gradual de recursos inteligentes em casas, incluindo controle de clima, energia e segurança“, disse ele.
Um retrocesso quando a tecnologia torna-se parte integrante de um desenvolvimento, no entanto, é que ele se torna obsoleto à medida que envelhece, Ong de JLL disse.
Para isso, Ong da Evia Real Estate respondeu que os sistemas em seu condomínio podem ser atualizados à medida que a tecnologia avança.
Nova era, mas não tão radical
Tham Chen Khong, professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Nacional de Cingapura, afirma que enquanto Lake Life é uma proposta de valor único, ele espera que as casas do futuro sejam ainda mais inteligentes.
“As características em Lake Life são razoavelmente mainstream, nós podemos ir ainda mais high-tech do que o que têm,” Tham disse.
“Na comunidade de pesquisa, nós olhamos para casas ainda mais inteligentes, e nessas casas teríamos sistemas de monitoramento e reconhecimento de atividades para ver como os ocupantes estão se comportando. Como com os idosos, por exemplo, seríamos capazes de controlar se eles tiveram suas refeições, ou se eles caíram e precisam de ajuda de emergência “, disse ele.
Os ensaios com sistemas de monitoramento de atividades estão sendo realizados atualmente na Europa e nos Estados Unidos, diz Tham.
No entanto, ele diz Lake Life e seu bairro Jurong Lake District é, sem dúvida, um espaço para assistir.
“Este é um ponto muito útil de referência sobre o que o futuro pode parecer”, disse ele.
Commentaires