Opção por alugar um imóvel: uma tendência
- Isto É Dinheiro
- 1 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

Em cidades grandes como São Paulo, onde mobilidade é um luxo e morar próximo ao trabalho sinônimo de qualidade de vida, é cada vez mais comum encontrar proprietários que não moram no imóvel comprado, mas sim em unidades alugadas. Boa parte dessas pessoas aluga o imóvel próprio e utiliza a renda do aluguel para morar em um imóvel maior ou situado em um bairro mais nobre, também pagando aluguel. A ideia nesta troca é buscar mais qualidade de vida.
Em outras situações, pessoas mais velhas, cujos filhos se casaram, preferem manter o imóvel próprio, mas mudam-se, também pagando aluguel, para um apartamento menor, pois não querem desfazer-se do patrimônio.
É cada vez mais comum as pessoas darem prioridade à moradia com qualidade de vida. E, em alguns casos, calculando-se o valor do aluguel e encargos, mais o custo de deslocamentos e alimentação fora de casa, pode ser mais vantajoso alugar o imóvel próprio e mudar como inquilino para um local que lhe proporcione maior conveniência e comodidade?, diz Roseli Hernandes, diretora da Lello Imóveis, que tem em sua carteira 330 clientes nesta situação.
Segundo especialistas, é possível encontrar, no aluguel, alternativas que unam economia e qualidade de vida. Para eles, na busca desesperada pela casa própria, o bem-estar pode ser deixado de lado. Por isso, é preciso ponderar antes de comprar um imóvel, muitas vezes em regiões distantes, e se prender a prestações que podem desequilibrar seu orçamento.
O presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), José Augusto Viana Neto, faz ressalvas aos propalados benefícios do aluguel: para ter essa vantagem, a pessoa precisa dispor de rendimentos. “Se eu tiver R$ 200 mil e investir em um negócio que me dê um retorno de R$ 20 mil, vale a pena eu pagar um aluguel de mil. Se eu não tenho isso, o melhor é comprar um imóvel, pela própria segurança, conforto e pela valorização, que é constante”, lembra.
“O sonho da casa própria, comum entre os brasileiros, ainda é um grande desafio para boa parte da população. Morar bem é bem diferente de morar em um imóvel próprio”, afirma Hernandes. Ou seja, o importante é ter qualidade de vida, independente se estar em uma casa alugada ou própria.
Comments